Ficar. Pecado?


Vivemos em uma época em que a tecnologia se avança a cada dia e devido a esta evolução constante cria-se na sociedade o conceito de que tudo é descartável, inclusive o relacionamento entre as pessoas... `E daí que surge o "FICAR".

O "FICAR" é um relacionamento sem compromisso e que pressupõe intimidades físicas e sem compromisso mais sério.

Entendemos que todo ser humano tem uma profunda necessidade de relacionar-se, de amar e ser amado, compreender e ser compreendido, procurar intimidade, afirmação e companheirismo, pois Deus assim nos fez seres sociáveis. Entretanto, é necessário que os jovens tenham sabedoria para saber como "administrar seus relacionamentos ".

Da parte de Deus ele está constantemente interessado em aperfeiçoar esses relacionamentos, tal verdade é percebida nas 123 páginas da BÍBLIA que são destinadas a conselhos aos jovens.

Se hoje é tão difícil para você jovem não se sentir atraído pelo "FICAR", como então resisti-lo? Vou lhe dar aqui três dicas para você vencer essa batalha e ser diferente do mundo, pois ele passa junto com seus padrões, mas "o que faz a vontade de Deus permanece para sempre". Confira...

SAIBA QUEM VOCÊ É.

Em um primeiro aspecto você precisa descobrir quem você é, e saber que é um ser humano criado por Deus com instintos sexuais, porém, estar ciente desta realidade não é suficiente para colocar rédeas em seus hormônios. Você precisa aprender a lidar principalmente com sua vida espiritual, para então controlar o lado físico da sexualidade. ( II Ca 10:5 ), pois o fato de ser crente o torna imune aos ataques do inimigo ( EF 6:12 ). Mas, é possível ser vitorioso quando você se intensifica com Cristo e somente unido a ele terás uma vida pura, quando pressionado a pecar ( EF 2:3 , I JO . 5:11-12 ).

PROCURE ENTENDER
A VONTADE DE DEUS NA SUA VIDA.

Um segundo aspecto que lhe dá resistência ao "FICAR" é saber a vontade de Deus para sua vida. ( EF 5:17,I JO 2:17 ). De uma lado, a vontade divina para você abrange duas esferas geral e específica; por outro lado, a vontade geral de Deus já está revelada na sua palavra. Exemplos: sobre o relacionamento físico entre duas pessoas ( I TES 4:1-7 ). Sobre o relacionamento com descrentes ( II COR 6:14-18 ).

Há muitos mandamentos na BÍBLIA que não deixam nenhuma dúvida sobre a vontade de Deus para a maioria das áreas de sua vida. Eis a importância de colocar como prioridade a leitura, estudo, a meditação e a obediência à palavra de Deus; também é indispensável que a partir do momento você entenda algo que Deus já lhe revelou em sua Palavra, não buscar outra orientação sobre o assunto.

Já a vontade específica de Deus, apesar de não estar revelada explicitamente na BÍBLIA, ele procura nos mostrá-la, guiando-nos através de princípios BÍBLICOS, da oração, da paz em nossos corações, através das circunstâncias e por meio de conselhos sábios. Idôneos e ungidos.

Você precisa saber ainda que a vontade específica de Deus não é um pacote que ele lhe entrega, quando você o aceita, mas algo que ele vai te revelando passo a passo.
Com certeza Deus só vai mostrar sua vontade específica se você obedece sua vontade geral e desde que você esteja pronto a aceitar esta vontade, mesmo sem saber qual é, tendo a certeza que será o melhor para você ( RM 8:32 ).

SELECIONA SEUS AMIGOS
Escolha bem seus amigos, tenha e seja um amigo exemplar, para ser capaz de resistir ao "FICAR". E lembre-se você futuramente vai acabar se casando, dentro da vontade de Deus, com alguém que 1º é seu amigo.
No próximo post falarei sobre a escolha de amigos. Como escolher amigos certos.

Portanto, esteja consciente se sempre ser " A PESSOA CERTA " e Deus também lhe fará encontrar " A PESSOA CERTA" para aprofundar seus relacionamento ( SL 37:3-7 ).

8 comentários:

Não vejo mal nenhum em ficar.
As vezes faz é muito bem pra pessoa.

Mas é ingavel que precisamos de um relacionamento firme.
É só não esquecer disso ^^

11 de maio de 2010 18:23 comment-delete

Cara, você pode muito bem seguir a Deus e conhecer pessoas e ficar, não tem nenhum erro nisso.. Errado seria a promiscuidade, o que é outra coisa totalmente diferente.. TEnha a cabeça mais aberta, você está muito jovem, tem muito o que aprender..

11 de maio de 2010 18:40 comment-delete

Ficar não é errado, mas como você disse , o que importa mesmo é escolher a pessoa certa , seja pra casar , namorar e até mesmo ficar. 'Pegar' qualquer um só pra dizer que pegou ... chega a ser lamentável.

Estou seguindo.

http://des-controlados.blogspot.com/2010/05/vou-apresentar-agora-mj.html

11 de maio de 2010 18:40 comment-delete

Este comentário foi removido pelo autor.

15 de maio de 2010 12:12 comment-delete

nós jovens não queremos dar ouvido a Deus!!!
por isso queremos tanto ficar!
sem compromisso algum com a pessoa, queremos apenas usála, sem saber o que a pessoa sente ou quer. muitas vezes nem sabe o nome da menina(o). Ele(a) só servirá de uso próprio.
è lógico, é óbio que não é da vontade de deus que ficamos, ele quer o nosso bem.
ficaremos deprimidas, pois quando começar gostar do cara, nem se quer pode exigir compromisso dele, se ele ficar com alguma menina na sua frente, vc não pode falar nada. pois ele não tem compromisso algum com vc.
e que cara vai querer ter compromisso de namoro com uma menina que já ficou com vários, só vai querer ela pra usar. namorar sério jamais. e se ele amar e querer mesmo assim, será humilhado perante os amigos que falará que já usou ela também!
fique ligada garota! faça a vontade de deus. espera nele.
seja fiel a seus pai, para que esconder deles o seu relacionamento. será que quem te pos no mundo não tem direito de conhecer quem fica e te beija?
Deus só quer o nosso bem. ele não quer qu ficamos mal falada e nem quer que ficamos gravidas e nem doentes.

jéssica - 19 . prefiro fazer a vontade de Deus!
9 de junho de 2010 14:21 comment-delete

o problema de nós jovens, é que muitas vezes não damos ouvido a palavra de Deus!
sofremos muito!!!
a menina as vezes fica louca para namorar com o cara, mas tem medo de falar pra ele, pois ele está apenas a usando. os rapazes não querem compromisso, querem usar. Não quer nem saber da família da garota.
será que isso é vontade de Deus, Deus quer o nosso bem. Ele acha certo usarmos uns aos outro, sem compromisso algum. muitos ficam e tem medo de se apaixonar, pois sabem que estao apenas ficando, e que pode muito bem ver o cara que fica ficando com a menina na sua cara,e não pode dizer nada, ele não assumiu compromisso algum com vc. isto é para ambas partes.não estou defedendo as garotas, muitas também não querem compromisso, quer apenas usar o garoto. obrigada!

jéssica - 19
9 de junho de 2010 14:26 comment-delete

não acho que ficar faça bem para a pessoa, acho que faz "bem" à carne dela, isto é, satisfaz. Ouvi dizer que pecar é errar o alvo e o Nathan falou muito bem na questão de que saber quem somos e o que Deus quer pra nós ajuda a resistir à isso, aliás, a qualquer coisa. Eu acredito que se eu sei quem sou e sei o propósito de Deus pra minha vida, por que vou ficar dando "provinhas" de mim pra vários caras? Deus quer compromisso, quer que tenhamos compromisso com Ele e com todo mundo por aqui, como pode o homem ter um relacionamento sério com Cristo, que nunca viu, se nem sabe ter um compromisso respeitoso com uma garota? Gosto muito da idéia de me preservar, para Cristo e para meu futuro marido, se busco a cada dia não pecar e me santificar pra ter um encontro com Deus, posso com muito mais facilidade me guardar para ter um encontro especial com meu marido, casamento é coisa séria, é um compromisso pro resto da vida, então se preparar para isso também é. Não desmereço quem não se guarda ou não se guardou, mas valorizo quem se guarda e sei que meu futuro marido, que será também meu amigo, e Cristo valorizam minha decisão. :)

22 de novembro de 2010 15:26 comment-delete

FICAR PARA MIM É UM GRANDE ERRO... SOMOS IMAGENS DE DEUS, E POR ISSO DEVEMOS TER NOSSO ESPÍRITO MAIS FORTE, POIS SE VIVERMOS NA GRAÇA, A GRAÇA NOS DARÁ FORÇA PARA RESISTIRMOS AS TENTAÇÕES...

Anônimo
10 de março de 2011 23:50 comment-delete

Postar um comentário