Cristão e a Música Secular


"Podemos curtir música secular?” “Deus se importa com isso?” “É pecado curtir música secular?”

Só para responder essas três perguntas rapidamente:

1. Pode-se curtir música secular. Pode se jogar na frente de um caminhão. Pode até ir para o inferno se quiser também (existe vida além do “pode ou não pode”).

2. Claro que Deus se importa com isso.

3. Não, não é pecado curtir música secular. Mas, também, não é pecado atravessar a rua de olhos fechados. Só que isso não é muito esperteza.

Primeiramente, não gosto de dizer se pode ou não pode, criando uma aparência de regras e correndo o risco de virar religioso. Acho muito raso e imaturo a atitude de querer colocar regras, poder ou não poder, em tudo. Existem muitas coisas nesta vida cristã que podemos fazer as quais não são muito boas ou não fazem nada por sua vida espiritual, mas, ao mesmo tempo não podemos dizer enfaticamente que são pecados.Para mim, a música é uma dessas coisas. Curtindo música secular, em si, não levará ninguém pro inferno. Entretanto, não levará ninguém a ser mais íntimo com o Senhor. Pelo contrário, pode até te fazer esfriar na sua vida espiritual. A pergunta que eu sempre tenho é, “Porque os filhos de Deus querem curtir um som que não edifica ou glorifica a Deus, enquanto que tem sons feitos por Deus que fazem isso?”

"E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14)

Eu já li artigos pobres de pessoas que dizem que, pela razão de melhorar o seu talento dado por Deus, precisam curtir música secular. Tá legal. Deus te deu, mas o diabo vai te ajudar a aperfeiçoar. Faz muito sentido. Tanto quanto uma menina querendo assistir Carnaval na televisão para aprender novos passos pra usar na coreografia de sua igreja.

"E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14)

Sei que a música foi criada por Deus e não pelo o diabo. Mas, isso não é uma boa desculpa para se curtir música secular. Meu amigo, sexo foi criado por Deus e não pelo o diabo. Porém, isso não vai me justificar de alugar um filme pornográfico. Tá entendendo? Claro que Deus criou a música e é óbvio que o diabo a perverteu. Por isso, vou procurar a coisa do jeito que foi criado por Deus e não a perversão. Há uma diferença muito grande.Se você enche a sua cabeça com as letras de músicas seculares, me diga que não vai ter efeito na sua vida. Claro que vai. Se você enche um copo com suco de laranja, cheio de suco de laranja será. E se você encher a sua mente com a porcaria do mundo, cheia de porcaria será. E isso fará efeito no seu relacionamento com Jesus.

Existe uma história de um menino que ia para a casa do seu coleguinha todo dia para brincar. Depois de um mês, a sua mãe perguntou:

“Como está o seu amigo?”
“Qual amigo?”
“Aquele com quem você brinca todo dia”.
“Ah, ele. Ele não é o meu amigo”.
“Mas, você brinca com ele todo dia. Como vai me dizer que ele não é o seu amigo?”
“Ele não é meu amigo. Eu só gosto dos seus brinquedos.”
“Então, deixe me entender, você vai para a casa dele todo dia para brincar com ele e os seus brinquedos, mas não gosta dele?”
“É. Mas, sabe, por mais tempo que gasto com ele, mais posso me dar bem com ele.”

E esse daí é o risco de curtir tempo com o diabo. Muitos de nós passamos um bom tempo brincando com os brinquedos dele, mas não o consideramos nosso amigo. Será? Será que não estamos aprendendo a tolerá-lo porque gostamos dos seus brinquedos. Eu não sei, mas não curto tempo com os meus inimigos.

Para ver quais são as prioridades de um homem, só tem que prestar atenção aonde ele gasta o seu dinheiro. Para saber quais são os amigos daquele homem, é só prestar atenção com quem ele curte tempo.A realidade é seguinte, Deus está levantando uma geração forte, ungida e separada. A força vem Dele. A unção vem Dele. Mas a decisão de se separar do mundo é sua. Você tem que decidir até que ponto quer ir com Ele. Não posso dizer que curtindo música secular vai destruir a sua vida espiritual, mas posso te garantir que não ajudará nem um pouco.

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Vamos curtir tempo com a pureza e perfeição e não com a perversão. Vamos ser um povo separado e santo. Vamos ser radicais para que possamos ver resultados radicais. Vamos curtir tempo com Deus e não o diabo.

6 comentários:

Nuss! sempre tive dúvidas quanto a isso de ouvir músicas.
Não sei, mas nunca curtir certos tipos de músicas, letras tão terriveis mesmo a olhos de pessoas não cristãs e fico pensando como há hoje pessoas q se desviam do senhor para ir atrás dessas imporezas.
Curto música pop e mpb, mas sempre presto atenção na letra, porque por muita vezes somos pegos cantando músicas improprias, digamos assim. E somos logo apontados. Devemos vigiar, nisso eu creio.


BEIJOOS !

11 de maio de 2010 17:54 comment-delete

Pois é, devemos vigiar muito nesse sentido.!

11 de maio de 2010 18:06 comment-delete

Este comentário foi removido pelo autor.

25 de agosto de 2010 17:11 comment-delete

Nathan Eu peguei esse texto e postei no meu blog tb viu?
Eleé muito edificante !

Beijoo'
Ficaa com Deus

25 de agosto de 2010 17:12 comment-delete

pra criticar não pode ? kkkkkk
A paz de Jesus amados , Sou evangelico, e como diz em efesios 4;8, se encaixa nesses quesitos pra mi está ótimo, Musicas que ouço: Caetano, Gil, musica boa , e esse caras são verdadeiros poetas , e caso for errado ouvi-los, tb seria errado ler uma poesia de DRUMONT.
Tenho esse pensamento , e continuo amando e servindo meu DEUS , único SALVADOR da minha VIDA.
Fica a dica de alguns cantores gospel bons, do mesmo nivel dos seculares citados acima : Bianca Toledo , João Alexandre , Steniu Marcus, Gerson Borges ...
Fiquem Na paaz , e espero que a moderação permita meu comentario , porque creio que foi pra somar e edificar !
ABRAÇOOOS

u'
24 de novembro de 2010 19:32 comment-delete

Olha este realmente é um assunto delicado pois muitas são as opinioes, mais vamos la.
1- Sera que esse tipo de musica vai nos edificar?
2- Qual o propósito que isso traz em nossas vidas espiritual?
3- Tudo que não nos edifica pra que seve?
Devemos ter cuidado com as coisas não só com as musicas seculares mais com tudo em nossa volta,eu particularmente prefiro não escutar musica secular, isso é uma opinião pessoal minha, devido a compreençao que tive da Palavra de Deus.
Outro motivo por não escutar é que se uma pessoa não critão me ver ouvir tal musica e depois eu for falar do Evangelho de Cristo, que credito teria eu pra falar? sendo que logo seria reprendido pela pessoa dessa forma,voce é crente? eu vi voce escutando musica(secular), como voce fala de Deus se e escuta as mesmas coisa que eu escuto?
É bem complicado pois devemos nos importar com nosso testemunho diante das pessoas, para que por nossas atitudes o Senhor vem a ser glorificado nisso.
Bom para concluir, eu vejo que não deveriamos escutar esse tipo de musica tanto para nosso relacionamento com Deus e para não sermos repreendidos em nada diante do mundo, pois aquilo que parece inovencivel ai ta o perigo do nosso erro.
Então eu acho que devemos buscar a Deus acima de tudo, pois a vontade dEle é o melhor todos
nós.Amem

Att. Marcos Bueno

28 de dezembro de 2010 18:09 comment-delete

Postar um comentário