A influência do líder


O melhor líder a ser seguido a é aquele que já trilhou o caminho pelo qual ele mesmo estimula seus liderados a andar. É bom que o líder tenha experiências no que ensina. Um bom líder não deveria se colocar atrás de seus liderados para se proteger, mas à frente. Ele deve ser modelo do rebanho, praticando as coisas que promove.

 O livro de Mateus é que estabelece esse princípio. O capítulo quatro apresenta três situações pelas quais Jesus passou. A primeira está relacionada com o sustento humano. A segunda, com o tentar o Senhor e a terceira com o fato de não trocar o Senhor pela glória deste mundo (Mateus 4:1-11).
Essas são provas duríssimas mas Jesus, como nosso modelo, saiu vitorioso de todas elas. Após experimentar tudo isso, Ele estava capacitado a ensinar qualquer que fosse o caminho para Seus discípulos e estes não teriam nenhuma dificuldade de segui-Lo. O apóstolo Pedro também se refere a esse assunto;

"Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho." (1 Pedro 5:1-3).

Quando os liderados veem no líder "pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha", seu falar soa para eles como "voz de muitas águas";
"E os seus pés, semelhantes ao bronze polido, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas." (Apocalipse 1:15)

A influência e a autoridade de um líder sobre seus lideradores, assim como a segurança de que precisam, surgem quando eles veem seu líder foi provado e aprovado por Deus. Portante, seja vigilante dia e noite (Mateus 26:41), orem sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17) e busque ser imitador de Cristo o tempo todo.

Que Deus os abençoe.

- Clinton Ramachotte

0 comentários:

Postar um comentário