Ser Luz.


 “Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que e agradável ao Senhor” (Efesios 5:8-10)

Nas igrejas, muito se fala sobre ser luz. Jesus nos chamou para ser luz (Mt 5:14). Mas é fácil demais ser luz onde já existe luz, não é mesmo? É muito fácil ser luz quando você está na luz!  Quando estamos dentro da igreja, ou com outros cristão, por exemplo. Mas Jesus nos chama pra ser luz no mundo, onde não há luz. Ou seja, na escuridão. Ser luz é ser diferente do demais. E é aí que complica.

No mundo em que vivemos, é moda ser diferente. Cabelos coloridos, roupas estranhas, maquiagem exagerada, modos de andar, linguajar peculiares e muitas outras coisas que o diferenciam em meio a uma multidão. Mas toda essa diferença é algo de aparência. Deus quer que nos sejamos diferentes no nosso moda de agir e pensar. Em Romanos 12:2, Paulo escreve sobre não se conformar com as coisas do mundo. “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.”

Mas a principal função da luz é dissipar a escuridão. Quando acendemos uma lâmpada em um lugar muito claro, onde há várias outras lampadas iluminando, aquela lâmpada não vai fazer diferença nenhuma. Mas quando acendemos uma pequena lâmpada, em um quarto escuro, aí sim vemos a diferença. Isto é ser diferente. Jesus nos chama para ser a Luz do mundo. Para clarear onde só há trevas. Clarear significa espalhar a bondade, o amor, justiça e a Verdade, que é Cristo.

Mas primeiramente, antes de ser luz, devemos ser iluminados por uma Luz ainda mais forte. Aquela que é a fonte de energia para a nossa lâmpada. Eu li uma frase bem legal que diz assim: “Existem dois modos de se propagar a luz: ser a vela, ou ser o espelho que a reflete.” A nossa vela é Jesus. A nossa fonte de luz é Cristo. Nós somos espelhos que refletem o que Cristo é. Ser luz é deixar que a Luz de Cristo nos ilumine a cada dia, para nós iluminarmos o mundo.

Paz!

(Nathan Filipe A. Ribeiro)

0 comentários:

Postar um comentário

Jesus, o nosso melhor amigo.



“[Jesus disse:] Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:13)

AMIGOS. Quando você ouve ou lê esta palavra, automaticamente tua mente se volta a um determinado grupo de pessoas. Pessoas próximas de ti, que te fazem bem. Pessoas que te aceitam do jeito que você é. Pessoas que dão cor à tua vida. Tem gente que acredita que os amigos são anjos que Deus coloca em nossas vidas, para nos cuidar e nos amar.

Jesus, quando estava aqui na Terra como um homem, também sentiu necessidades de ter amigos para o ajudar a colocar em prática seu ministério. Ele saiu e escolheu para si 12 homens. Porém ele escolheu doze homens que não tinha valor nenhum para sociedade. Escolheu pescadores e cobradores de impostos. Pessoas que estavam “à margem da sociedade”. Jesus teve outros amigos além dos discípulos, como Lázaro, pelo qual até chorou. Mas mesmo com os defeitos, Jesus os amou incondicionalmente. E nós, quando  aceitamos a Cristo, viramos discípulos dele e entramos em comunhão e intimidade com ele, tornamo-nos amigos de Jesus.

Infelizmente, nem todos aqueles que achamos que são nossos amigos, realmente são. As vezes escolhemos confiar em pessoas que passam uma aparência amigável, mas são apenas lobos vestidos de ovelhas. Com Jesus não foi diferente. Judas Iscariotes estava ao seu lado o tempo todo, porém não era um amigo de Jesus, era somente um companheiro que futuramente iria o trair. Mas os verdadeiros amigos continuaram até o fim.

Jesus disse uma vez que a maior prova de amor que alguém poderia fazer, era dar a sua vida pelos seus amigos. Jesus foi Fiel à sua palavra e cumpriu o que tinha dito. Não importava se algum dos seus amigos o traíria, ou o negasse, ou desacreditasse nele. Ele foi Fiel.  O amor que ele sentia pelos seus amigos e pela humanidade foi maior que tudo.

Jesus morreu, porém ressuscitou. E continua a cada dia nos chamando para ser seu melhor amigo. A maior prova de amor ele já fez. Agora só devemos tomar a decisão certa e o aceitar como nosso Salvador e nosso melhor amigo. A prova de amizade que Jesus nos deu foi sua própria vida e a maior resposta e presente que podemos retribuir é também dar a nossa vida para Ele.
Se você não conhece este amigo saiba que Ele está aqui e pode conhecê-lo.

“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” João 15:15

(Nathan Filipe A.)

0 comentários:

Postar um comentário

O Cuidado de Deus



 “Deus livrará você de perigos escondidos e de doenças mortais. Ele o cobrirá com as suas asas, e debaixo delas você estará seguro. A fidelidade de Deus o protegerá como um escudo.” (Salmos 91:3-4 NTLH)

Aconteceu um fato esses dias que me levou a refletir com o cuidado que Deus tem conosco. Ele nos mostra seu cuidado e proteção nos momentos mais simples, de forma clara e linda.

Eu estava saindo de casa para ir na padaria, quando a minha cadela deu sinal que também queria ir. Abri o portão e ela saiu disparada pra cheirar o primeiro canto que visse. Não pus guia e nem coleira no pescoço dela, e deixei a livre pois sabia que ela estaria do meu lado e não haveria o que temer. A padaria não era longe da minha casa, era na mesma rua, só tínhamos que atravessar uma rua que se cruzava. Enquanto caminhávamos, percebi que a minha cadela estava se distraindo com as coisas que via na rua e ficava cada vez mais longe de mim. Eu a chamava, ela me olhava e me desprezava com o seu olhar. Mas eu tinha esperanças que ela poderia vir correndo na minha direção e continuar andando do meu lado, mas ela ficava distraída e cada vez mais longe de mim. Foi quando eu atravessei a rua e ela continuou do outro lado da rua. Quando de repente, ela resolve atravessar a rua sem olhar para os lados, um carro passa em altíssima velocidade e por pouco ela não é atropelada. Por questão de milímetros. Quando o carro passou, ela veio correndo em minha direção, com o coração acelerado, para se refugiar nos meus braços que já estavam abertos esperando ela chegar.

Este fato me levou a refletir sobre o relacionamento de Deus com o homem, e o seu cuidado para conosco. Muitas vezes nos empolgamos com a liberdade que Cristo nos dá, e achamos que podemos fazer o que bem queremos e entendemos sem restrições ou proibições. Porém as vezes confiamos mais na nossa inteira liberdade e achamos que não precisamos de dono e nem de Deus para seguir nosso caminho. Achamos que somos autosuficiente para tomar as nossas atitudes e escolhas do modo que bem entendemos. E quando damos conta, estamos longe da asa protetora de Deus, e nos encontramos perdidos na beira de um precipício. Porém o Senhor não chega a nós contra a nossa vontade. Ele só vem até nós, se nós formos a Ele primeiro. (Tg 4:8). Confiamos muito em nossas forças, mas nos esquecemos que o Senhor é a força da nossa vida (Sl 27.1).

Porém, o amor de Deus por nós não muda. Não importa o nosso pecado, o nosso erro ou o quanto estamos longe de Deus. Ele sempre está de braços abertos esperando a nossa volta para Ele. Ele nos pega no colo, nos limpa de todo o pecado e nos faz sentir amado. Ele tem prazer em nos cuidar e em nos amar. O seu amor por nós, juntamente com a nossa liberdade, foi comprado com sangue lá na cruz, para que tenhamos a vida. E os mesmos braços que estavam abertos naquela cruz, continuam para aqueles que se arrependem de todo o coração. Só basta nos achegarmos a Ele.

É preciso sempre estar à sombra das asas protetoras do Senhor.

(Nathan Filipe A.)

1 comentários:

Postar um comentário

1° de abril: Dia da mentira. Será?


 Infelizmente muita gente acaba caindo no engano e na cultura que nos cerca. Muitas pessoas, senão a maioria, considera o dia 1 de abril como o dia da mentira. Como um dia tão lindo como este pode ser considerado dia de algo tão maligno e cruel como a mentira? Será mesmo que devemos cair nessas brincadeiras e dar lugar àquilo que o inimigo de nossas almas quer que façamos? Ou devemos em todos os dias do ano dar crédito somente a Verdade?

O nosso inimigo, o diabo, como registra João em sua epístola, “foi homicida desde o início e jamais se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e o pai da mentira.” (Jo 8.44). Uma das maiores armas do diabo tem sido, sempre, a propagação da mentira. É pela mentira que ele prepara o terreno para levar o homem a desobedecer. E enquanto muitos não conhecem a Verdade (ou até mesmo aqueles que ‘acham’ que o conhecem”), acabam se adaptando à mentira e vivendo nela.

É necessário antes de tudo, fugir da mentira e dar lugar à verdade. É a Verdade que nos dá liberdade. É a Verdade que nos mostra o caminho de paz e amor. É preciso sempre buscar conhecer e viver na Verdade: Jesus. Que além de ser a Verdade, é o nosso caminho à Deus e a nossa fonte de Vida.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a VERDADE e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

(Nathan Filipe A.)

0 comentários:

Postar um comentário